sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DEMOCRACIA À BRASILEIRA

- " O Brasil é um país democrático" ! 
Eis a frase ouvida, cotidianamente, pelos cidadãos brasileiros proferida pela boca dos nossos políticos. Com efeito nos quatro cantos do país, essa frase é consagrada. Liga-se a TV, vê-se as pessoas professando-a. Liga-se o rádio, ouve-se o ex presidente Lula professando-a também. Vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores também a fazem lembrar nos seus prolixos e caducos discursos. É como se ao dizê-la, o país progredisse e tudo se resolvesse imediatamente, como a Emília do sítio do picapau amarelo ao pronunciar o seu famoso: Pirlimpimpim.
Na sala de aula brasileira, frequentemente, o docente faz uso de um dos seus principais elementos de apoio pedagógico: o dicionário, conhecido vulgarmente no Brasil como: "O pai dos burros". Nele se têm a definição da citada palavra: "Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, com o povo, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos". Tal definição enciclopédica deve aplicar-se ao conceito prático de democracia. Do exposto, pode-se recorrer à memória e trazer-se à tona, os mais variados momentos sociais vividos pela população brasileira nos quais essa definição democrática parece ser muito cabível, tão sólida quanto a amizade entre o cão e gato, ou tão ajustada quando o lado positivo e negativo de um imã tentando juntar-se. É a intrigante comprovação da nossa democracia. Como axioma, é perfeitamente comprovável quando chega a data da maior festa democrática brasileira: a nossa eleição, na qual o cidadão é obrigado a ir votar sob as mais duras penalidades, podendo pagar multa ou, mais agravante ainda, não ter seu emprego garantido em serviço público e não poder tirar seu passaporte. E não para por aí, no período do licenciamento veicular, se o cidadão, proprietário do veículo, não tiver condições financeiras para pagar mais de um salário mínimo brasileiro, valor do IPVA, imposto cobrado, arbitrariamente, pelo DETRAN, o proprietário terá seu veículo apreendido, à revelia, por esse lucrativo órgão. E viva a democracia brasileira! Viva! E ainda tem mais: se uma cidadã quiser transferir a sua casa para o nome da filha e não tiver pago anos e anos de IPTU e demais taxas, ela não poderá dar a sua filha, legalmente, a casa que levou tantos anos de sus vida para quitar. 
Nesse trâmite, nossos neurônios precisam nos fazer lembrar: - "Somos um país democrático". Quão sonora é esta frase. Não podemos hesitar. A dúvida precisa ser abolida do território nacional, de uma vez por todas, pois nossos políticos, diariamente, dão-nos a prova da inigualável democracia do Brasil. A imprensa surpreende, mostrando nos holofotes, vários políticos brasileiros que fazem as maiores falcatruas contra a sociedade e são absolvidos pela bendita ''Nossa senhora do congresso Nacional'', que lhes garante total salvação pela reza da imunidade parlamentar, pelas preces de uma corja pecadora. Enquanto isso... outros cidadãos brasileiros são cerceados por não terem condições de sobrevivência para pagarem tantos e tantos e, tantos impostos hediondos cobrados pelas autoridades que se dizem competentes em território nacional. Nesse desfecho social inóspito, desfavorável para o constrangido povo, resta-nos refutar: Será que os nossos dicionários trazem um conceito equivocado, errado, a respeito do que é democracia ou será que falta diferir o que é democracia do que é democracia à brasileira?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário